Multinacional anuncia compra de duas usinas hidrelétricas no AP

A multinacional Engie Brasil Energia anunciou a compra das usinas hidrelétricas de Santo Antônio do Jari, localizada entre o Amapá e o Pará, e da Cachoeira Caldeirão, situada em Ferreira Gomes (AP). Com a aquisição, a empresa adiciona 612 MW de capacidade instalada ao seu parque gerador. O valor total da transação, incluindo o endividamento dos ativos, será de aproximadamente R$ 2,9 bilhões.

Atualmente, o parque gerador da Engie conta com 11,3 GW, sendo 9,6 GW de capacidade instalada própria, distribuída entre 115 usinas, das quais 11 são hidrelétricas e 104 complementares. Segundo Eduardo Takamori, diretor Financeiro e de Relações com Investidores, a operação trará mais segurança e equilíbrio para os negócios da companhia.

Sobre as usinas

A Usina Hidrelétrica Santo Antônio do Jari, localizada no Rio Jari, entre os municípios de Laranjal do Jari (AP) e Almeirim (PA), possui capacidade instalada de 393 MW e capacidade comercial de 211 MW médios. Iniciou sua operação comercial em 2014 e tem concessão até outubro de 2045. Sua energia está totalmente contratada no Ambiente de Contratação Regulado (ACR).

Já a Usina Hidrelétrica Cachoeira Caldeirão, localizada no Rio Araguari, em Ferreira Gomes (AP), conta com capacidade instalada de 219 MW e comercial de 123 MW médios. A usina começou a operar em 2016 e possui outorga válida até agosto de 2048.

Foto: Usina Hidrelétrica Santo Antônio do Jari – ENGIE Brasil