MS orienta municípios para uso racional da vacina BCG por cauda de baixo estoque

Devido ao baixo estoque de vacinas BCG a nível nacional, desde o dia 29 de abril, o Ministério da Saúde (MS) orienta os estados brasileiros para o uso racional do imunizante, que vai durar por 7 meses. Diante da situação, o Governo do Amapá sugere aos municípios realizar o agendamento das aplicações de doses de BCG, para evitar perdas técnicas. A medida não se aplica a casos excepcionais, a exemplo da população que se desloca do interior do estado para as salas de vacina e precisa ser atendida.

Até a rotina de maio, o Amapá conseguiu fornecer 100% de vacinas previstas para os municípios, pois o estado ainda tinha reserva técnica referente ao mês de abril no estoque. A redução deve acontecer a partir do mês de junho.

“A ideia é que cada sala de vacina no Amapá tenha seu dia da semana para aplicação das doses e evite o desabastecimento”, explica a coordenadora de Imunização do Amapá, Angélica Oliveira.

A BCG é indicada para crianças recém-nascidas ou até 4 anos de idade, não vacinadas anteriormente. O imunizante protege contra a tuberculose.

(Ascom/Gea)