Movimento cultural promove o 1º seminário ‘Raízes Culturais e Defesa das Identidades Amapaenses’

O movimento cultural Arte da Pleta promove nesta terça-feira, 21, em Macapá, o 1º seminário “Raízes Culturais e Defesa das Identidades Amapaenses”. A abertura da programação será às 15h, no auditório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O evento vai reunir representantes de comunidades negras e indígenas, da arte e cultura, além de professores, cientistas e pesquisadores para debater sobre a identidade cultural dos povos amapaenses.

Entre os palestrantes estão confirmados nomes como Piedade Vieira, professora da Universidade Federal do Amapá ( Unifap), mestra, doutora e pós-doutora em educação brasileira; Clícia Vieira Di Miceli, secretária de Estado da Cultura; Mariana Gonçalves, mestra e professora da Unifap; Isa Karipuna, também professora da Unifap e mestranda; Dilziane Palikur mestranda no programa de pós-graduação da universidade.

Também foram convidados para o debate, líderes de movimentos sociais, estudantis, negros, indígenas e da arte e cultura.

“Historicamente pautar questões sobre a identidade e cultura do nosso povo, nossas raízes histórico-culturais amapaenses, tem sido um desafio. É necessário fazermos esforços para trazer esta questão para o centro de debate, uma via norteadora na busca de responder “quem somos?”. Para tanto é preciso uma mobilização popular, como também se utilizar das mais diversas contribuições teóricas e métodos de investigação sejam filosóficos, antropológicos, sociológicos e empíricos no sentido de dar respostas a estas questões essenciais ao nosso povo amapaense”, disse Andreia Lopes, educadora social fundadora e dirigente do Arte da Pleta.

Programação

15h – Exposição de Biojoias e música

16h – Abertura e composição da Mesa de diálogo com as palestrantes

17h – Intervenção da plenária e roda de perguntas

17h30 – performance da artista Mapige Gemaque

Intervenção artística

18h – Encerramento

Fotos: Arte da Pleta