Moradores do Laguinho, em Macapá, reclamam de insegurança e cobram mais policiamento

Os moradores do bairro do Laguinho, na Zona Central, um dos mais tradicionais de Macapá, reclamam da insegurança que vivem por conta dos constantes assaltos a residências, comércios e até em via pública. A comunidade se queixa da falta de policiamento e cobra a implantação de uma base da Polícia Militar na região para conter o índice de criminalidade. No fim de semana, os moradores fizeram manifestação, que reuniu, inclusive, representantes da cultura local.

“O alto índice de criminalidade, com registro de casos de latrocínio, roubos e assaltos constantes nas ruas e residências do nosso bairro, nos levaram a realizar essa manifestação para cobrar mais segurança. É um risco até sentar na frente das nossas casas. Estamos preocupados e queremos que um posto da PM seja instalado aqui”, disse um morador.

A proposta dos moradores é instalar um posto policial na sede da União dos Negros do Amapá (UNA), que está em reforma. Uma mobilização está sendo realizada pela comunidade para que a base da PM seja incluída no projeto de reforma, já equipada. A assessoria de comunicação da Polícia Militar disse que a corporação teve conhecimento e apoia a ideia.

A PM informou ainda que o trabalho de combate a criminalidade não para e vem sendo intensificado com a presença ostensiva e maciça de policiais nas ruas.

No bairro do Laguinho, especificamente, o 6º BPM disse que tem reforçado as rondas, diariamente, principalmente, das 14h à meia-noite. ” Nós pegamos os contatos das principais lideranças do bairro para que elas nos repassem informações, sobre qualquer movimentação suspeita, para que a gente possa mandar viatura e fazer patrulhamento, principalmente, na extensão da rua Odilardo Silva onde mais ocorrem os roubos”, destacou a corporação.

A comunidade do Laguinho também pede iluminação pública. Segundo os moradores, muitas ruas estão às escuras, o que facilita a ação de criminosos.

A Secretaria Municipal de Iluminação Pública de Macapá (SEMIP) informou, em nota, que no sábado, dia 25 de junho, realizou um levantamento de todas as luminárias apagadas nas vias do bairro do laguinho. Nos próximos dias, a prefeitura disse que inicia o serviço de manutenção.

Fotos: Luciano Dias