Monumento Marco Zero ganha iluminação especial em apoio à campanha de combate à violência contra a mulher

O Monumento Marco Zero do Equador, um dos pontos turísticos mais visitados de Macapá, ganhou uma iluminação especial em tom lilás, no sábado, 19, para chamar atenção da população para a importância do combate à violência contra a mulher.

O obelisco de 30 metros de altura ganhou luzes de led com frases para denúncias e reflexões sobre o tema. A iniciativa faz parte da campanha “Agosto Lilás” intitulada “Que tipo de homem você é? Que agride ou acolhe?”, lançada no dia 9 de agosto, pelo Governo do Estado.

Durante todo o mês, serão realizadas ações de conscientização para incentivar denúncias de agressão, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, morais e patrimoniais contra mulheres.

“O Amapá traz uma campanha para provocar a sociedade inteira a pensar sobre que tipo de homem você é? É através dessa reflexão que o Governo do Estado leva informações às mulheres, do Oiapoque a Laranjal do Jari, sobre a Rede de Atendimento à Mulher. É importante destacar que essa sensibilização da população será permanente”, destacou Adrianna Ramos, secretária de Políticas para Mulheres.

Em todo o país, órgãos públicos e pontos turísticos serão iluminados com a cor lilás como forma de chamar atenção para o crime.

As Delegacias de Crimes contra a Mulher registraram no primeiro semestre deste ano, 3.746 boletins de ocorrência. Nesse período, 3 mulheres foram mortas em crimes com características de feminicídio e outras 21 sofreram tentativas de homicídio.

A Rede de Atendimento à Mulher (RAM) disponibiliza o número (96) 98402 7649 ou 180 para denúncias e informações.

Fotos: Deco de França/Secretária de Políticas para Mulheres