Ministério da Justiça oferta no AP curso inédito de capacitação para a Força Nacional

O Governo do Amapá, em parceria com o Ministério da Justiça, está promovendo, pela primeira vez no estado, o curso de Instrução de Nivelamento e Conhecimento da Força Nacional (INC). A aula inaugural da primeira turma aconteceu nesta quinta-feira, 20, no auditório do Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp), com a presença de autoridades e alunos.

O curso, que segue até o dia 16 de abril, formará mais de 80 profissionais das instituições vinculadas à Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A turma será composta por 34 policiais militares, 32 bombeiros militares e 16 policiais civis, que poderão ser mobilizados para missões da Força Nacional em todo o território nacional.

Durante 21 dias, com uma carga horária total de 150 horas/aulas, os participantes terão treinamento intensivo conduzido por 37 docentes do Amapá e 22 da Força Nacional. O curso abordará temas como direitos humanos, uso diferenciado da força, fundamentos jurídicos da atividade policial, noções de gestão e controle de multidões, noções de tiro defensivo e atuação em territórios indígenas.

A capacitação também visa preparar os agentes públicos da Região Norte para atuar na segurança da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém (PA), no mês de novembro.

“Este é um curso inédito em nosso estado e, aqui estão os principais servidores da segurança pública do Amapá, que passaram por um Teste de Aptidão Física de dois dias para estarem hoje aqui participando deste marco para a segurança do Amapá e do Brasil. A Força Nacional prega exatamente o que o Governo do Estado traça como prioridade, que é a integração das forças”, afirmou Daniel Marsili, secretário de Segurança Pública em exercício.

Fotos: Nayana Magalhães/GEA