Militares do Exército dos EUA chegam ao Amapá para ação cooperativa
O Boeing C-17, do Exército dos Estados Unidos, pousou no Aeroporto de Macapá, no domingo, 29, para participação do CORE 23 (da sigla em inglês Combined Operation and Rotation Exercise). A ação estratégica será realizada no período de 1° e 16 de novembro, nos estados do Amapá e Pará.
O Exercício CORE é resultado de um acordo de cooperação entre os Exércitos do Brasil e EUA, que consiste em “trocas bilaterais de experiências”. Neste ano, a atividade está sob a coordenação do Comando Militar do Norte.
De acordo com o Exército Brasileiro, a CORE será realizada em três fases, sendo a primeira no período de 2 a 4 de novembro, em Belém, quando militares estadunidenses participarão do Estágio de Vida e Combate na Selva (EVCS), ministrado por militares do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS).
A segunda fase começa no dia 6 de novembro, em Macapá, com uma formatura de abertura e, em seguida, a realização do ‘Painel de Gênero – A Mulher nas Forças Armadas’. Esta atividade é um debate que reunirá militares convidados, especialistas de ambos os países, para tratar dos pontos mais relevantes acerca do ingresso das mulheres no Exército.
Boeing C-17
O Boeing C-17 é um avião de transporte militar desenvolvido para a Força Aérea dos Estados Unidos. É utilizado para transporte de tropas ou cargas e para evacuação aeromédica e lançamento de paraquedistas.
Fotos: CMN/22ª Brigada de Infantaria de Selva/divulgação