Meteorologia do Iepa divulga previsão climática para o mês de janeiro no Amapá
O Núcleo de Meteorologia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá ( Iepa) divulgou Boletim Climático que apresenta uma análise do clima no mês de dezembro de 2021 e as tendências de chuvas para o mês de janeiro de 2022.
De acordo com o Boletim Meteorológico, durante o mês de dezembro de 2021, as chuvas ocorreram dentro do esperado nas cidades do centro-sul do Amapá, com variações de aproximadamente 40,60% abaixo da média normal na Estação Meteorológica da Fazendinha. As mínimas ocorreram sobre o centro-leste do estado, com variações entre 50 mm e 120 mm.
Nos demais municípios, ocorreram eventos de chuvas com acumulados que variaram entre de 150 mm e 200 mm. O acumulado de chuvas de 1 a 31 de dezembro de 2021 indica um total de 88,7 mm de chuvas sobre as regiões centro-leste do estado. De acordo com o Iepa, a média mensal de precipitação gira em torno de 111,7 mm na área sul e 261 mm na porção centro-oeste-norte do estado.
Para o mês de janeiro, os modelos meteorológicos e climáticos indicam chuvas variando de dentro da média para acima da média em grande parte do Amapá, com a concentração de chuvas próximo de 300 e 360 mm. Para a área centro-sul do estado, as chuvas devem ficar menos intensas para o período, variando entre 160 e 230 mm. Ainda segundo o Boletim, chuvas com acumulados diários variando entre 25 e 70 mm podem ocorrer no mês de janeiro, somando aproximadamente 350 mm de chuvas, principalmente sobre os municípios da área central do estado. Também há previsão de acumulados de até 400 mm sobre o extremo norte.
Sobre o Rio Jari, os acumulados de chuvas possuem um tempo de resposta de acúmulo no nível do rio de até 25 dias. Para os Rios Oiapoque, Araguari e Amaparí, o nível do rio aumenta de 13 a 20 dias depois dos eventos de chuvas nas cabeceiras. Os Rios Falsino, Calçoene e Cassiporé possuem um período de resposta variando entre 05 e 10 dias.