Mês do meio ambiente: veja as ações educativas e de conscientização realizadas nos municípios do AP

Ao longo deste mês de junho, várias programações foram realizadas nos municípios do Amapá voltadas à reflexão e o cuidado com o meio ambiente. As ações iniciaram no último dia 5 e integram o “Junho Verde”. Foram promovidos desde debates, atividades educativas e mobilizadoras a práticas sustentáveis.


Pedra Branca do Amapari

A campanha “Junho Verde” promovida pela Prefeitura Municipal em parceria com diversas secretarias e instituições envolveu a comunidade em práticas para ajudar na preservação dos ecossistemas.

A programação iniciou no dia 5 de junho e contou com palestras, lançamento do Programa Amapari Sustentável, ação Floresta+, Cadastro Ambiental Rural (CAR), exposições científicas e tecnológicas do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), assistência ambiental de boas práticas, atividades educativas e, encerrou na sexta-feira, 28, com a 2ª reunião do Fórum Permanente dos Secretários Municipais de Meio Ambiente (FOSMAAP).

Entraram em debate temas como o manejo de resíduos sólidos, a questão das comunidades atingidas pela Floresta Estadual do Amapá (Flota) e a nova Resolução do Conselho Estadual de Meio Ambiente (COEMA), nº 62/2024, que normatiza procedimentos, critérios e competências de licenciamento para atividades de impacto local.


Vitória do Jari

A Prefeitura de Vitória do Jari, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMMAT), deu início na sexta-feira, 28, ao projeto de arborização na cidade com o plantio de mudas de coqueiros. As primeiras foram plantadas na Praça da Juventude, localizada no bairro Santa Clara.

Segundo a SEMMAT, as ações de arborização trazem diversos benefícios ao meio ambiente e à saúde humana, como a diminuição da intensidade do calor solar, a purificação do ar, além de promover a melhoria ambiental e o paisagismo da região.


Oiapoque 

A Prefeitura de Oiapoque, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Departamento de Educação Ambiental, em parceria com a Ong Aquasis, participou na sexta-feira, 28, de uma programação especial organizada pela Colônia de Pescadores Z-03 do município, em homenagem ao Dia do Pescador, comemorado dia 29.

Durante o evento, as equipes realizaram palestras educativas e atividades interativas como a “Pescaria Ecológica”, com o intuito de promover a conscientização sobre a preservação dos ecossistemas aquáticos da região. A ação também destacou a importância do papel dos pescadores na conservação dos mares e rios, valorizando seu trabalho e conhecimento tradicional.


Laranjal do Jari

A Prefeitura de Laranjal do Jari, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMATUR), promoveu no dia 24 de junho, uma ação do projeto “Arboriza Laranjal” com o plantio de mudas na cidade. A iniciativa busca incentivar a arborização urbana e a preservação ambiental.

É uma importante iniciativa do Departamento de Educação Ambiental (DEA) de continuidade ao calendário ambiental do município e que está alinhada com o tema da Semana Mundial do Meio Ambiente 2024: “A Restauração da Terra, a Resiliência à Seca e o Progresso da Desertificação”. A ação contou com a parceria entre o poder público e o setor privado, incluindo as empresas Agregue e Equinorte, além de alunos do Projeto Social “Amigos do Esporte”.

A Prefeitura também promoveu a Caravana Ambiental, uma iniciativa inovadora e educativa que tem como objetivo proporcionar diversão, aprendizado e conscientização ambiental às crianças da Educação Infantil das escolas municipais.


Tartarugalzinho

A Prefeitura de Tartarugalzinho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou a abertura da campanha “Junho Verde” no dia 5 de junho, com atividades programadas para todo o mês.

Debates sobre o uso de recursos naturais, saneamento básico e resíduos sólidos, além de outras ações como doação de mudas, oficinas, palestras e atividades educativas fizeram parte da programação. Um dos destaques do evento foi o projeto de Educação Ambiental “Sementes do Presente, Produtores do Futuro”, que, com o apoio da Empresa Equinorte, realizou uma ação na Escola Municipal Itaubal.

O evento contou com a participação do professor e escritor Marven Franklin e da escritora e artista visual macapaense Cricilma Ferreira, com contação de histórias e teatro envolvendo a participação dos alunos. Além disso, houve a distribuição de sementes de hortaliças para incentivar as crianças a cultivarem suas próprias hortas.


Calçoene

A Prefeitura de Calçoene, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizou nos 13 e 14 de junho, no Distrito do Carnot, a primeira etapa do projeto “Lixo que não é lixo”, que contou com a participação dos alunos da Escola Municipal Geovan Pinheiros dos Santos e da Escola Estadual Ivanildo Fortes Da Silva.

Foram dois dias de palestras que abordaram temas como consciência ambiental, patrimônio histórico, empreendedorismo ‘Verde’, problemáticas causadas pelo descarte inadequado do lixo, reaproveitamento e reciclagem, e reflorestamento com responsabilidade social. Também foi realizada uma grande oficina de reaproveitamento de descartáveis, como copos plásticos, garrafas PET, papelão, caixas de leite líquido e outros materiais.


Santana 

A Prefeitura de Santana, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, promoveu palestras sobre preservação do meio ambiente para a comunidade escolar como parte da campanha “Junho Verde”. No dia 24 de junho, o projeto ocorreu nas escolas estaduais São João e Pe. Simão Corridori.

Os alunos receberam informações de forma didática e, na prática, puderam plantar árvores na cidade. Um dos locais escolhidos foi uma área utilizada como lixeira pública, onde o lixo deu lugar para uma árvore.


Porto Grande

A Prefeitura de Porto Grande, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), encerrou a primeira etapa da programação de educação ambiental promovida nas escolas municipais e estaduais do município.

O projeto é uma iniciativa prática e didática que busca conscientizar crianças e jovens sobre a importância da preservação do meio ambiente e incluir essas questões sustentáveis no cotidiano da comunidade escolar, através de dinâmicas e atividades lúdicas.

Segundo a Semma, com o encerramento da primeira etapa bem-sucedido dessa ação, foi possível conscientizar a comunidade por meio de palestras, oficinas e teatro.

Fotos: FOSMAAP/Instagram e Ascom Pedra Branca