Marinha apreende embarcação com uma tonelada de pescado irregular na costa do AP
A Marinha do Brasil apreendeu, na quinta-feira, 29, uma embarcação que realizava pesca irregular na costa do Amapá, numa área que fica a 335 quilômetros de Macapá.
A fiscalização apreendeu cerca de uma tonelada de pescado da espécie “bandeirada”, além de redes e boias de pesca.
O barco pesqueiro, registrado no Porto de Belém (PA), transportava oito tripulantes e estava sem licenciamento para pesca, o que, segundo a Marinha, representa infração ao Regulamento da Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário, conforme o decreto nº 2.596/1998.
A equipe de inspeção naval também constatou a falta de materiais obrigatórios de salvatagem na embarcação, como boias, coletes e salva-vidas, e excesso de lotação.
A ação de fiscalização faz operação “Patrulha Naval Santana”, realizada no litoral do Pará e Amapá, em parceria com agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O objetivo é fiscalizar o cumprimento de leis e regulamentos em águas jurisdicionais brasileiras.
“As Patrulhas Navais realizadas na área marítima, próxima à região Norte do Brasil, são essenciais para preservar o patrimonio brasileiro na Amazônia Azul. O esforço diário da Marinha para manter presentes seus meios navais, em ações de Patrulha Naval, visam melhorar as condições de segurança”, disse o Capitão de Mar e Guerra, Ondiara Barbosa, comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte.
O pescado apreendido foi doado para o projeto Mesa Brasil do Sesc voltado para a segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Fotos: Marinha do Brasil/Divulgação