Maré meteorológica: Ondas do rio destroem casas e deixam famílias desabrigadas no Araxá; VÍDEO
Foto: Defesa Civil Estadual
Pelo menos 15 famílias perderam tudo, nesta terça-feira, 27, com o desabamento de casas na orla do Rio Amazonas, mais precisamente na região conhecida como “Aturiá”, no bairro Araxá, na capital amapaense.
O incidente foi provocado pelo fenômeno chamado “maré meteorológica”, que consiste na força das ondas do Rio Amazonas somado às fortes chuvas registado período de “inverno amazônico”. (Veja no fim do texto a explicação sobre o fenômeno)
“Normalmente, o Rio Amazonas tem dois períodos de alta durante o dia e quando coincidem com as chuvas nós temos esses eventos. Os ventos vindos de nuvens de chuva provocam ondas mais altas”, explicou meteorologista Jefferson Vilhena.
A Defesa Civil presta assistência desde as primeiras horas do ocorrido. Segundo a corporação, ninguém ficou ferido. O número total de atingidos ainda está sem confirmação, porém a estimativa é que mais de 40 pessoas estão desabrigadas.
A Prefeitura de Macapá informou que presta assistência a população atingida e destaca que inclui as famílias no aluguel social e em pacotes de suporte políticas públicas para pessoas em vulnerabilidade.
Assista a explicação sobre a maré meteorológica:
Veja abaixo vídeos que mostram a força da maré sobre as casas: