Maré de quase 4 metros e falha em comportas causam alagamentos no Centro de Macapá; VÍDEO

A maré alta, que atingiu 3,9 metros na tarde desta segunda-feira, 31, provocou o transbordamento de canais e alagamentos em vias do centro de Macapá. O fenômeno, conhecido como maré lançante, é comum no mês de março e ocorre devido ao aumento natural do volume do rio Amazonas.

A Defesa Civil Municipal informou que está atuando na área para auxiliar moradores e comerciantes, além de monitorar a tábua de maré. A equipe também identificou uma falha técnica no equipamento responsável pelo fechamento das comportas dos canais da região central, o que agravou a situação.

A Prefeitura de Macapá informou que técnicos já estão trabalhando para solucionar o problema, com previsão de normalização até o final da tarde. A expectativa é que o nível da maré comece a baixar nesta terça-feira, 1º, reduzindo os impactos na cidade.

Veja nota na íntegra:

A Prefeitura de Macapá informa que houve uma falha técnica no equipamento que fecha as comportas dos canais do centro da cidade.

As equipes já estão trabalhando para a correção do problema e a previsão é que a situação seja resolvida até o final da tarde desta segunda-feira (31).

Além disso, equipes da Defesa Civil já estão atuando na área auxiliando os moradores e comerciantes, e seguem monitorando a tábua de maré, que até esta tarde está em 3,9 metros, volume considerado alto em razão do fenômeno comum no mês de março conhecido como maré lançante, em que há uma alta natural no volume do rio Amazonas. A previsão é que a maré comece a diminuir o nível amanhã (1º).

A situação foi registrada em vídeo:

Fotos e vídeo: Reprodução/Redes Sociais