Máquina de dessalinização é instalada no Bailique para garantir água potável às famílias

O Governo do Amapá instalou uma máquina de dessalinização de água na comunidade de Maranata, no arquipélago do Bailique, distrito de Macapá. Com a iniciativa, cerca de 50 famílias da localidade agora têm acesso a água potável, mesmo diante das limitações causadas pela forte estiagem e pela salinização dos rios na região.

A responsabilidade pela implantação e monitoramento do equipamento é da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa). A máquina tem capacidade de produzir de 2,5 mil a 3 mil litros de água por dia, com uma média de 250 a 300 litros por hora em um turno de trabalho de 10 horas diárias.

“Essa máquina foi instalada há cerca de mês e estamos acompanhando diariamente os resultados técnicos, pois, precisamos analisar a qualidade da água, o funcionamento dos filtros e outros. Até o momento temos dados satisfatórios”, afirmou José Góes, chefe do Núcleo Administrativo e Operacional da Caesa.

A Companhia também já se prepara para adquirir novos maquinários e expandir o projeto para outras comunidades.

Ação humanitária no arquipélago

Além da dessalinização, a Caesa, em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar, está realizando a distribuição de água potável em diversas comunidades do Bailique. Desde o sábado (16), mais de 60 mil litros de água foram entregues em 22 localidades.

As atividades seguem nesta segunda-feira (18), com a distribuição de 130 mil litros de água para as comunidades mais próximas da Vila Progresso, garantindo o abastecimento e a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região.

Fotos: Márcia do Carmo/GEA