Mais de 9 mil estudantes da rede estadual podem solicitar isenção para o Enem 2022

Estudantes da rede estadual devem ficar atentos ao prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Os interessados terão até 23h59 de 15 de abril para preencher a solicitação na Página do Participante, pelo link  https://enem.inep.gov.br/participante/.

No Amapá, há mais de 9 mil  alunos cursando a última série do ensino médio na rede estadual. A Secretaria de Estado da Educação (Seed) orienta aos estudantes que pretendem fazer o exame a não deixarem para solicitar a isenção nos últimos dias.

“Além do risco de esquecer de solicitar, também evita enfrentar possivelmente o site congestionado. O estudante deve ficar atento e se precaver”, orientou Arnanda Oliveira, coordenadora da Central do Enem, preparatório gratuito ofertado pela Seed.

Quem tem o direito à isenção?

Estudante que esteja cursando a última série do ensino médio no ano de 2022, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;

Estudante que tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada e ter renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;

Aluno que declarar situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para solicitar 

  • Cédula de identidade do participante e membros que compõem o núcleo familiar; 
  • Cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico; 
  • Declaração do ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola;
  • Para bolsista, declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é um instrumento de avaliação do desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica, além de ser uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Texto e foto: Ascom/Gea