Mais de 4 mil estudantes participam do desfile cívico de 13 de setembro; Cortejo do Banzeiro encerra evento
Para celebrar os 80 anos de criação do ex-Território Federal do Amapá, mais de 50 escolas estaduais vão participar de três dias de desfiles cívicos em Macapá.
No dia 13 de setembro, a programação da Pátria inicia às 17h, no Sambódromo, acompanhada das bandas marciais, de fanfarras e da Polícia Militar.
Mais de 4 mil estudantes da rede pública vão contar a história de 8 décadas do Amapá, relembrando o processo de formação política, desde a criação da capitania do Cabo Norte, passando a Território Federal, até a transformação em estado.
Na Avenida Ivaldo Veras, o desfile encerra com o cortejo do Banzeiro do Brilho-de-fogo, que se apresenta com cerca de 120 batuqueiros, pelotão do Jardim do Banzeiro, formado por crianças, e Cordão das Açucenas, com mulheres.
O grupo vai levar para o Sambódromo um repertório autoral e também canções dos festejos tradicionais do Amapá, como ladrões de marabaixo, bandaia das rodas de batuque, e de autoria de artistas amapaenses.
Os ensaios acontecem até esta terça-feira, 12, a partir das 19h, na Casa do Artesão. A coordenação informa que ainda estão abertas vagas para novos integrantes.
“O Banzeiro já faz parte da cultura do Amapá, ganhou o coração das famílias, artistas, homens, mulheres e crianças, que mesmo após a parada obrigatória, voltaram com muita vontade de desfilar no cortejo. A saudade era tanta que todas as noites o pátio da Casa do Artesão enche de integrantes antigos e novos”, disse Adelson Preto, coordenador do projeto.
As comemorações não se concentram apenas no Sambódromo. Nos dias 14 e 15, os desfiles cívicos serão realizados nos distritos de São Joaquim do Pacuí e Santo Antônio da Pedreira.
Veja a programação
- 13 de setembro
Participação: 57 escolas de Macapá e Santana
Bandas marciais e de fanfarra: 12
Hora: 17h
Local: Sambódromo - 14 de setembro
Participação: 9 escolas
Hora: 17h
Local: Distrito de São Joaquim do Pacuí - 15 de setembro
Participação: 9 escolas
Hora: 17h
Local: Distrito de Santo Antônio da Pedreira
Foto de capa: Maksuel Martins/GEA