Mais de 3 mil carteiras de identidade aguardam retirada nas unidades do Super Fácil do AP
Em todas as unidades do Super Fácil, mais de 3 mil carteiras de identidade estão aguardando para serem retiradas pelos donos. Só na Unidade Centro, há quase 600 documentos. Os RGs emitidos na 52ª Expofeira do Amapá e na ação social na Escola Cecília Pinto em 2023 somam os maiores volumes esquecidos.
Para fazer a retirada da carteira de identidade, a pessoa deve procurar a unidade que realizou a solicitação. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h30. Os RGs solicitados no posto da Zona Oeste podem ser retirados no Super Fácil Centro.
“A carteira de identidade emitida precisa ser retirada o quanto antes. Existem casos em que a solicitação foi feita em caráter de urgência, com custos financeiros para o usuário e para o Estado. Além disso, a não retirada implica no processo de transição para a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), gerando impedimento na emissão, pois o modelo atual tem validade até fevereiro de 2032”, destacou Ariele Martins, diretora adjunta do Super Fácil.
Paralisação da emissão do RG atual
A direção do Super Fácil alerta que a emissão do atual RG só poderá ser feita até a próxima terça-feira, 25 de junho, tanto nas unidades do Siac quanto nos postos avançados da Polícia Científica (PCA) nos municípios.
De 26 de junho a 12 de julho, o Super Fácil não irá emitir carteira de identidade. Somente nos casos de emergência, a PCA fará o serviço na sua sede na zona norte de Macapá até o dia 5 de julho. A medida faz parte do processo de transição para a implantação da nova Carteira de Identidade Nacional.
Nesse período, os órgãos envolvidos na implementação do novo modelo, entre eles o Super Fácil, Polícia Cientifica e o Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), estarão atuando em outras etapas do processo, que inclui adequações físicas, instalação de equipamentos e sistemas, testes, treinamentos práticos e a migração de mais de um milhão de dados dos cidadãos para o novo software.
Já foram entregues 140 kits de equipamentos, com scanner, coletor de assinatura, leitor biométrico, webcam e notebook.
Novo RG
O Amapá avança no processo de implementação da nova carteira de identidade que trará uma identificação única, ou seja, o número do RG deixará de existir e apenas o CPF será considerado.
Agora foi definido o público que será contemplado, com a nova versão. O Amapá irá priorizar pessoas que nunca tiraram o RG como crianças ou adultos com CPF válido e os pedidos emergenciais, de acordo com critérios estabelecidos na legislação.
Foto de capa: Ascom/Super Fácil