Mais de 200 mil fiéis são esperados no retorno da procissão do Círio em Macapá
O percurso da procissão do Círio de Nazaré nas ruas de Macapá volta neste domingo, 9, e aguarda mais de 200 mil fiéis, um número maior que a última edição presencial do evento em 2019, antes da pandemia. A estimativa é da Diocese, organizadora geral.
A procissão é o ponto alto da programação religiosa, que conta também com as romarias dos rodoviários, fluvial, dos motociclistas, das crianças, dos jovens e dos ciclistas, além da apresentação do manto e da transladação da imagem da santa.
No domingo, a Santa Missa acontece na Praça do Santuário Nossa Senhora de Fátima, localizada na Avenida Professora Cora de Carvalho, no bairro Santa Rita. Depois disso, a multidão percorre as ruas e avenidas do Centro.
O tradicional trajeto é de 4 quilômetros e atende as vias: Cora de Carvalho, Hildemar Maia, Mendonça Furtado, Hamilton Silva, Presidente Vargas, Cândido Mendes e Mário Cruz, até chegar à catedral histórica de São José, na rua de mesmo nome.
Segurança
A Coordenação de Defesa Social do Círio definiu com a Segurança Pública estratégias para manter a ordem durante a procissão, que pode durar cerca de 4 horas e deve reunir famílias, adultos, crianças, jovens, idosos e pessoas com algum tipo de deficiência.
Vão atuar efetivos da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac), Guarda Municipal, Exército, Marinha, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU estadual e municipal).
Foto: Marcelo Loureiro/Governo do Amapá