‘Maio Amarelo’: programação tem adesivaço, blitz e ações educativas para o trânsito em escolas no AP
Iniciou na segunda-feira, dia 6, a campanha “Maio Amarelo” no Amapá com uma série de atividades que incluem blitzen educativa e repressiva, trabalhos educativos nas escolas, entre outras ações, nos municípios do estado. A programação está sendo coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
“Maio Amarelo” foi instituída no Brasil em 2014 em alusão ao mês dedicado à prevenção de acidentes de trânsito e atenção à vida.
Neste sábado, 11, será realizado em Macapá, um grande adesivaço da campanha no trapiche do Santa Inês, a partir das 17h. Ocorrerá a colagem de adesivos em carros, motos e bicicletas. A ideia é mobilizar todos em defesa da segurança no trânsito.
Transporte seguro de animais no trânsito
Todas as quartas-feiras acontece em Macapá uma blitz educativa em pontos de grande circulação de veículos para alertar sobre os cuidados no transporte de pets dentro dos carros. No dia 8 de maio, a iniciativa se concentrou na Rodovia do Centenário.
As equipes distribuíram folders informativos e adesivaram carros com o tema “Eu Freio para animais”, para conscientizar também sobre a presença de bichos domésticos e silvestres em vias urbanas e rurais.
“A campanha está dando muito certo. Nossas orientações têm sido bem recebidas pela população. É fundamental que os condutores tenham atenção e paciência ao lidar com animais na pista”, destacou Marcelo Moraes, diretor da Escola Pública de Trânsito.
Confira o cronograma da blitz educativa:
- 15/05 – Proximidade da ponte sobre o rio Matapi, em Mazagão
- 22/05 – Orla de Macapá
- 29/05 – Rodovia Josmar Pinto, no bairro Fazendinha, em Macapá
Ações educativas nas escolas
Ações educativas foram desenvolvidas até a quinta-feira, 9, nas escolas Mineko Hayashida e Raimunda Capiberibe, em Laranjal do Jari, e Teotônio Vilela, Munguba do Jari e Castro Alves, em Vitória do Jari. Além dos alunos, a atividade também envolveu condutores, pedestres e ciclistas.
Servidores da Escola Pública de Trânsito (EPT) e agentes da Operação Lei Seca levaram orientações sobre o uso adequado da faixa de pedestre, a importância de utilizar o cinto de segurança, e ensinaram na prática como é realizado o teste do etilômetro nas fiscalizações.
“Durante as fiscalizações utilizamos o etilômetro, que aponta quem bebeu e quem não bebeu. Se vocês conhecem pessoas que dirigem após ingerir bebidas alcoólicas, expliquem que isso é errado, pois além de ser muito perigoso é crime de trânsito”, orientou o sargento Júnior Melo, durante a apresentação.
A campanha percorre o estado o mês todo com atividades que vão chegar também em Porto Grande, Itaubal, Serra do Navio, Cutias do Araguari, Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes e Oiapoque.
Foto de capa: Fabiano Menezes/Detran