‘Maio Amarelo’: operação conjunta contra motos barulhentas será deflagrada em Macapá e Santana
Uma operação conjunta será deflagrada nos municípios de Macapá e Santana para fiscalizar e retirar de circulação as motos barulhentas. A ação faz parte da campanha “Maio Amarelo” coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e que traz como tema este ano “Paz no trânsito começa por você”.
A campanha iniciou no dia 6 e vai durar todo o mês, com uma série de atividades em prol de um trânsito seguro nos 16 municípios do estado. Na edição deste ano, foi incluída uma ação de fiscalização de combate ao uso de descarga adulterada em motocicletas, alvo de constantes reclamações por parte da população.
A operação vai envolver equipes da Lei Seca, Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) órgão do Detran e Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) de Santana.
As datas e locais das barreiras não serão divulgados.
A adulteração proposital na descarga do motor já se tornou uma prática corriqueira nas cidades. O problema provoca um barulho intenso que incomoda muita gente e causa prejuízo à saúde. Além disso, a prática também é ilegal e considerada uma infração de trânsito grave.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motociclista flagrado com a descarga irregular terá o veículo apreendido, além de pagar multa no valor de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira de habilitação.
“Atendendo a um clamor popular, decidimos incluir no planejamento das ações da campanha “Maio Amarelo” a operação intitulada “Descarga Livre” onde serão fiscalizados os motociclistas que mexem nas descargas dos veículos e perturbam todo mundo com esses barulhos intensos. Quem tiver irregular, terá a moto recolhida”, destacou Cap. João Gomes, adjunto da Escola Pública de Trânsito do Detran.
Foto: Fabiano Menezes/Detran