Macapá teve maior volume de chuvas em abril no país; Defesa Civil monitora clima

O inverno amazônico costuma ser rigoroso na região Norte. Durante o mês de abril, Macapá liderou o ranking das capitais onde mais choveu no Brasil. Mas, as ações de prevenção da Prefeitura amenizaram os impactos do volume de água na cidade. Antes mesmo do início das chuvas, o Município lançou o Plano de Contingência de Inverno, que contempla ações de limpeza da cidade, especialmente regiões críticas como canais, bueiros, galerias pluviais e áreas de ressaca.

A Prefeitura também elaborou um plano de atendimento pré-hospitalar de emergência em situação de desastre. Em casos de alagamentos na cidade, as famílias são atendidas e recebem apoio com alojamento e alimentação. A Defesa Civil também monitora diariamente as previsões climáticas e emite, sempre que necessário, alertas à população sobre eventos naturais e a evacuação de áreas de risco, atuando de imediato com ações de resposta ao desastre.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no mês de abril, as chuvas ocorreram pouco acima do esperado em todas as cidades do estado, com variações de aproximadamente 32,95% acima do normal na estação meteorológica do bairro Fazendinha, na zona sul. O acumulado de chuvas em 30 dias (1º a 30 de abril) indica um total de 495,20 mm de chuvas sobre grande parte do estado. A média mensal de precipitação foi em torno de 256,3 mm na área sul; 488,6 mm no oeste-norte; e 372,46 mm na região centro-leste do estado.

Para o mês de maio, o clima indica chuvas variando de dentro da média para acima da média, com a concentração de chuvas variando entre 300 e 430 mm, segundo dados do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis (Iepa).

Contatos para casos de urgência e emergência 
Defesa Civil Municipal: 98801-1153
Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana: 99970-1078
Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac): 98801-1177

(Ascom/PMM)