Macapá tem manhã de votação tranquila, com registro de despejo de santinhos e substituição de duas urnas; ‘não foram relatadas ocorrências como atraso ou falta de energia’, diz TRE-AP

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) divulgou boletim sobre o 1º turno das Eleições Municipais de 2024. Todas as seções eleitorais abriram às 8h da manhã, conforme o previsto.

No plenário do TRE, foi instaurada a Sessão Judiciária Permanente, que permanecerá aberta até a proclamação dos resultados. Ao mesmo tempo, na sede do Tribunal, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica iniciou o teste de integridade das urnas com a impressão da “zerésima”. Após essa etapa, começou a inserção de votos nos 20 equipamentos auditados na Escola Judiciária Eleitoral, localizada no prédio do TRE.

Além disso, outros procedimentos ocorreram simultaneamente, incluindo o teste de integridade biométrica, realizado nas seções 01 e 07 da Universidade Estadual do Amapá (UEAP). Também foi verificado o teste de autenticidade dos sistemas eleitorais nas escolas Professora Antônia Silva (seção 118, 5ª Zona Eleitoral), Elizabeth Picanço (seção 76, 6ª Zona Eleitoral) e Marly Maria e Souza (10ª Zona Eleitoral). As auditorias, de caráter público, contaram com a presença de auditores externos, representantes de partidos políticos e instituições como o Ministério Público, a OAB e o IFAP.

No Estado, existem 1.928 seções eleitorais distribuídas em 370 locais de votação. Até o momento, nenhuma ocorrência foi relatada, como atraso ou interrupção de energia elétrica, pelas Zonas Eleitorais.

Para oferecer mais conforto, as primeiras horas de votação foram prioritárias para eleitores idosos, com deficiência ou mobilidade reduzida.

Nas primeiras duas horas, conforme informações da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-AP, duas urnas eletrônicas foram substituídas na capital, sem impacto no andamento do processo.

Ocorrências e segurança

A Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral está atuando nas ruas da região metropolitana de Macapá desde as primeiras horas do dia. Houve registros de despejo de santinhos em frente a escolas, com o material fotografado e o candidato notificado. Além disso, fiscais de partido foram encontrados com identificação fora do padrão exigido pela Justiça Eleitoral.

Foto: TRE-AP/Divulgação