Macapá sedia a 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental
Depois de 10 anos, acontece em Macapá, entre os dias 2 e 4 de setembro, a 3ª Conferência Estadual de Saúde Mental. O evento será sediado no Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP). A solenidade contará com a presença de conhecedores do assunto em doenças mentais, além de promover debates que irão nortear a elaboração de projetos que serão apresentados na 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM) que acontecerá em Brasília.
Esse é o espaço responsável pela construção e atualização participativa das políticas públicas no campo da Saúde Mental, conforme rege a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS). O tema da 5ª CNSM é “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
Durante 30 dias, os conselheiros de saúde dos 16 municípios do Estado realizaram suas conferências municipais e debateram as problemáticas no que tange a saúde mental da população em suas cidades e com isso criaram propostas que serão discutidas no encontro estadual em Macapá.
Os eixos a serem discutidos serão: Cuidado em liberdade como garantia de Direito a cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS, Universalidade, Integralidade e Equidade; e Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
“A Política Nacional de Saúde Mental vem sofrendo ataques constantes desde sua elaboração. As medidas colocam em risco conquistas históricas. Esses impactos atingem a Rede de Atenção Psicossocial, com o incentivo à internação psiquiátrica e à separação da política sobre álcool e outras drogas, que passou a ter ênfase no financiamento de comunidades terapêuticas”, comenta o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Kliger Campos.
Serviço:
Data: 2 a 4 de setembro
Hora: 17hs
Local: Auditório do Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP)
Por Assessoria de comunicação/ CES
Foto: Conselho Nacional de Saúde