Macapá e Santana somam sete execuções e quatro baleados em uma noite

A noite de sexta-feira, 17, foi sanguenta na região metropolitana de Macapá, que registrou sete mortes com características de execução e quatro pessoas feridas por armas de fogo em diferentes regiões da capital e Santana.

Todas as vítimas não tinham antecedentes criminais, segundo o Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes). As mortes aconteceram em um intervalo de apenas três horas.

Em nota, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Amapá (Sejusp) informou que trabalha no combate ao crime organizado e destacou que Coordenadoria de Inteligência e Operações (Ciop) investiga os autores dos homicídios. A pasta atribuiu a violência no envolvimento de integrantes de facções criminosas.

Novo Buritizal

Três homens foram baleados na Av. Reinaldo Damasceno, por volta de 20h55. Eles chegaram a ser lavados por meios próprios ao Hospital de Emergência (HE), mas não resistiram aos ferimentos.

As vítimas foram identificadas como Alfredo Carvalho Barbosa, de idade não confirmada, Joaquim dos Santos Filho, de 33 anos, e Mario Barriga, de 30 anos.

Testemunhas informaram à Polícia Militar (PM) o tipo de carro e a placa, o que possibilitou a busca e captura do condutor do veículo, no bairro Pacoval. Ele foi preso e disse o paradeiro de outro envolvido em uma lavagem de carro, localizada na esquina da rua Hamilton Silva com a avenida Felipe Camarão, no bairro Buritizal.

Congós

Um passageiro identificado como Arlan da Silva Araújo, de 31 anos, morreu ao ser alvo de dois homens em uma moto. A vítima estava dentro de um carro que faz serviço de transporte por aplicativo. O motorista também chegou a ser baleado, mas sobreviveu, de acordo com o Ciodes.

O caso aconteceu por volta 20h30, na Av. João Guerra, a 18ª via do bairro. Os criminosos não foram identificados e nem localizados.

Ipê

Um jovem de nome Harison Daniel da Silva Oliveira, de 20 anos, morreu ao ser baleado na Rua Minha Cidade, no conjunto habitacional Mestre Oscar, por volta de 20h55.

Testemunhas informaram que três homens em um carro foram os responsáveis. A PM fez buscas, mas não encontrou o veículo e nem suspeitos pelo crime.

Município de Santana

Às 19h37 o Ciodes registrou um tiroteio na esquina da Rua Tancredo Neves com a Avenida Princesa Izabel, no bairro Paraíso. Na ocasião dois homens ficaram feridos e foram levados ao pronto-socorro, mas morreram na casa de saúde.

De acordo com testemunhas, três homens em um carro abordaram as vítimas e efetuaram os disparos. O veículo foi encontrado horas depois abandonado no bairro Provedor 2.

A PM fez incursões em uma área de difícil acesso e chegou a encontrar os infratores, que entraram em confronto. Um dos bandidos foi baleado, mas conseguiu fugir. Nenhum policial ficou ferido. Nenhum dos autores foram presos.

Na área portuária também teve tiroteio. Três pessoas ficaram feridas. O caso aconteceu na Rua Cláudio Lúcio Monteiro por volta de 19h20.

Testemunharam relataram que um carro se aproximou de dois homens e as pessoas no interior do veículo iniciaram os disparos, uma mulher que estava no local foi atingida por estilhaços.

Os homens foram levados ao Hospital Estadual de Santana (HES). Um deles ficou ferido no ombro e outro na perna e nas costas.

Texto: Jorge Abreu