Localizada na Avenida FAB, 1ª parada de ônibus climatizada de Macapá deve ser entregue ainda em setembro, afirma Seinf

O Governo do Amapá está construindo a primeira parada de ônibus climatizada de Macapá. O abrigo, uma realidade já presente em outras capitais brasileiras, está localizado na Avenida FAB e conta com estrutura em aço, madeira e vidro, oferecendo mais conforto à população que aguarda pelo transporte coletivo.

O espaço foi idealizado como uma solução para amenizar a sensação térmica, proporcionando proteção contra o sol e abrigo seguro contra a chuva, especialmente no trecho em frente à Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), uma área com grande fluxo de pessoas diariamente. A obra está na fase final, com a implantação de espaços acessíveis e acabamentos.

O novo ponto de ônibus será equipado com tomadas para uso coletivo, assentos, iluminação em LED, fachada moderna, piso tátil direcional, calçadas acessíveis, forro amadeirado, rede wi-fi e cortinas de ar para climatização. Além disso, a cobertura contará com telhas termoacústicas, tecnologia que oferece isolamento térmico e acústico, contribuindo para a economia de energia elétrica, melhor climatização e controle de ruídos, proporcionando um ambiente mais agradável.

“A obra surgiu de uma ideia do governador Clécio Luís, visando disponibilizar, em uma área de grande movimento, um local que ofereça dignidade à população que utiliza o transporte público diariamente. O abrigo foi planejado para garantir segurança, conforto e bem-estar às pessoas, sendo uma estrutura ideal para a nossa região”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre.

Com investimento do tesouro estadual, o projeto executado pela Seinf tem previsão de entrega ainda em setembro.

A nova parada de ônibus passará, inicialmente, por um período de testes para observar o uso pela população e realizar possíveis aperfeiçoamentos. Com resultados positivos, o Governo do Estado analisará a implantação de outras unidades semelhantes em diferentes pontos da cidade.

Fotos: Jhon Martins/GEA