Justiça Eleitoral incentiva eleitor a levar a cola para a cabine de votação

A cola tem o propósito de ajudar o eleitor na hora da votação e tornar o processo mais rápido. O material gráfico traz a ordem correta em que os candidatos serão apresentados na urna eletrônica no dia da eleição.

Neste pleito, o eleitor começa votando para deputada ou deputado federal, serão digitados quatro números. Pela ordem, a próxima escolha será para deputada ou deputado estadual ou distrital, o eleitor deverá digitar cinco números. Na sequência, senadora ou senador, dessa vez serão três números. A penúltima escolha é para governadora ou governador com dois dígitos e por fim para presidente, também com dois números.

A cola será distribuída de forma gratuita em todas as Zonas Eleitorais do Amapá e em locais de grande circulação de pessoas. Os eleitores poderão levar para casa, preencher com os números de seus candidatos e usar o lembrete na cabine de votação.

A Justiça Eleitoral reforça que não é permitido o uso de aparelho celular na cabine e nem fotografar o voto na urna, vedação prevista no artigo 91-A da Lei das Eleições.

Os eleitores que desejarem treinar o voto, podem acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral, TSE, e utilizar o simulador de votação. A ferramenta reproduz o ambiente da urna eletrônica, possibilitando que o eleitor escolha candidatos para todos os cargos eletivos do pleito 2022 como se estivesse diante do equipamento, inclusive com opções de acessibilidade. https://www.tse.jus.br/hotsites/simulador-de-votacao/

Assessoria de Comunicação – Tribunal Regional Eleitoral do Amapá