Justiça autoriza destruição de maquinários em garimpo ilegal no Amapá
A Polícia Federal (PF) com apoio de outras instituições deflagrou nesta terça-feira, 4, a operação “Águas de Prata”, através do cumprimento de mandado de busca e apreensão no garimpo ilegal intitulado como “São Domingos”, localizado em Pedra Branca do Amapari, no interior do Amapá.
A ação conta com a atuação de mais de 100 agentes e tem por objetivo combater a extração ilegal de ouro, que gera desmatamento e contaminação do solo e água da Floresta Estadual do Amapá (Flota). O trabalho ainda está em andamento, segundo a PF..
De acordo com a investigação, a área não tem autorização legal para a extração do minério. Dessa forma, a Justiça Federal autorizou a destruição do maquinário utilizado na prática ilícita.
Ainda segundo a Polícia Federal, os investigados poderão responder por usurpação de bem da União e extração de minérios. Em caso de condenação, a pena será de até 10 anos de reclusão e pagamento de multa.
Além da PF, a ação conta também com apoio da Polícia Militar (PM), Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual (MPE-AP) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A matéria está em atualização*
Foto e vídeo: Polícia Federal/Divulgação