Júnior Favacho propõe que Afap ofereça linhas de crédito especificas para produtores rurais do AP
Por Ascom deputado Júnior Favacho
Produtores rurais amapaenses poderão ter acesso a linhas de crédito específicas oferecidas pela Agência de Fomento do Amapá (Afap) para subsidiar sua produção. Esse é o teor da proposta apresentada nesta segunda-feira (27) pelo presidente da Comissão de Agricultura e Abastecimento (CAB) da Assembleia Legislativa do Amapá, deputado Júnior Favacho (MDB), que enviou ao Governo do Amapá um requerimento solicitando que a agência avalie essa proposição de apoio ao setor agropecuário do estado.
O objetivo da proposta, denominada “Produtor Rural Empreendedor”, é garantir que os produtores rurais do Amapá possam acessar recursos financiados pela Afap com prazos flexíveis e taxas competitivas. O requerimento foi aprovado na reunião ordinária da CAB e imediatamente encaminhado ao Governo do Amapá (GEA). De acordo com Júnior Favacho, as linhas de crédito podem impulsionar o setor produtivo, principalmente entre os pequenos e médios agricultores.
“É necessário entender que não se consegue avançar na agricultura sem recurso e tecnologia. Com a criação desse programa, a Afap fortalecerá o produtor que muitas vezes tem dificuldade em acessar linhas de crédito de bancos oficiais. Dessa forma, eles terão condições de investir e até ampliar sua produção, seja na fruticultura, na piscicultura ou em qualquer setor do agronegócio. Estamos aqui propondo e defendendo tudo o que for para fortalecer o agro, gerar emprego e renda, e colocar o alimento em nossa mesa”, explicou o deputado.
Para Elas
Outro requerimento aprovado nesta segunda-feira pela CAB é a proposta de criação do espaço “Expofeira para Elas” na edição deste ano da Expofeira Agropecuária do Amapá. O objetivo é construir uma programação que destaque a importância da mulher no campo, no agronegócio e na agricultura familiar. Segundo Júnior Favacho, essa proposta segue uma tendência consolidada em eventos nacionais e internacionais voltados para o agronegócio, e que pode ser replicada no estado.
“Participei da Agrishow 2023 e pude observar o sucesso que foi o espaço Agrishow para Elas, com uma vasta programação que valoriza a mulher do campo e o espaço cada vez maior e mais importante que elas ocupam nesse setor. No Amapá, isso não é diferente. As mulheres têm um papel fundamental no desenvolvimento do agro e nessa virada de chave que idealizamos para o setor produtivo. Nesse contexto, nada mais justo que elas estejam inseridas nos debates e nas programações da Expofeira”, concluiu.