Júnior Favacho propõe implantar educação empreendedora e financeira nas escolas públicas do AP

As disciplinas de Empreendedorismo e Educação Financeira podem em breve fazer parte da grade curricular dos alunos do ensino fundamental e médio na rede pública estadual. A sugestão, apresentada pelo deputado estadual Júnior Favacho (MDB) à Secretaria de Estado de Educação (SEED) por meio de um requerimento, visa preparar os jovens para o mercado de trabalho e a administração de suas finanças pessoais.

“Entendemos que empreendedorismo vai além do ganho financeiro. Introduzir essa matéria nas escolas dará aos alunos habilidades vitais, como criatividade, resolução de problemas e discernimento de oportunidades. Desejamos que os jovens saiam da sala de aula preparados para empreender ou ingressar num mercado cada vez mais competitivo”, explicou Júnior Favacho.

No que diz respeito à educação financeira, o parlamentar considera essa disciplina essencial para estabelecer bases sólidas para uma vida financeira saudável. “Nossos jovens precisam entender a importância do planejamento financeiro, como administrar suas finanças pessoais e tomar decisões informadas sobre dinheiro. Essas habilidades não apenas previnem armadilhas financeiras, mas também cultivam uma geração consciente e responsável”, declarou.

O deputado destacou que outros estados brasileiros já reconheceram a importância desses temas e incorporaram essas disciplinas em suas grades curriculares. Ele mencionou São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Tocantins como alguns dos estados que já adotaram essas mudanças ou estão em processo de adoção. Ele acredita que os resultados dessas iniciativas se tornarão visíveis em breve.

Outra vantagem apontada pelo parlamentar é a promoção de um ambiente escolar mais atraente e motivador, incentivando os jovens a permanecerem interessados nas aulas. “Incorporar essas disciplinas aos currículos é uma política significativa para combater a evasão escolar, pois traz para a sala de aula tópicos que interessam aos jovens e estão diretamente relacionados ao cotidiano deles.”

Júnior Favacho também recordou que os estudantes de hoje pertencem à geração nativa digital, habituada a ter acesso ao conhecimento desde cedo. Portanto, é crucial buscar maneiras de tornar a escola um espaço que promova a educação empreendedora e ajude a formar cidadãos autônomos e críticos.

“Nossas escolas precisam abraçar a cultura empreendedora, tornando-se ambientes que estimulem características como iniciativa, autoconfiança, colaboração, criatividade, resiliência e planejamento. Familiarizados com esses conceitos, nossos jovens enfrentarão o mercado de trabalho e os desafios da vida adulta com mais facilidade”, enfatizou.

O requerimento 2212/23-AP foi protocolado na Assembleia Legislativa do Amapá em 1º de agosto e em breve será votado pela Casa. Caso seja aprovado, será encaminhado à SEED para avaliar a possibilidade de incorporar essas novas disciplinas ao currículo.

Por Ascom/Deputado Júnior Favacho