Judiciário promove roda de conversas sobre melhorias para o tratamento do câncer de mama no Amapá

Como parte da programação do Outubro Rosa, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Zona Norte (CEJUSC Norte), sob coordenação do juiz Marconi Pimenta, realizará, na tarde de quinta-feira (28 de outubro), uma rodada de conversas com o objetivo de debater soluções possíveis para melhorar o tratamento do câncer de mama no Amapá. O encontro tem início a partir das 15 horas. 

Para participar deste círculo foram convidadas autoridades (deputadas federais, vereadoras, representantes de senadores), profissionais (médicos oncologistas) e representações de instituições (secretários de saúde estadual e municipal, diretora do TFD e promotores de Justiça), além do coordenador do NUPEMEC, desembargador João Lages.

De acordo com o juiz Marconi Pimenta, “trata-se de um encontro em que cada um terá dois minutos para uma apresentação breve, com seu devido poder de fala, poderá mostrar suas ideias para que possamos ter um tratamento de câncer mais completo no Amapá, para no final sintetizarmos tudo, já fazendo perguntas e tirando as conclusões”.

“Vamos debater os motivos que levam as pessoas a precisar pegar um avião para fazer o tratamento às vezes até em São Paulo e precisamos saber o que está faltando para tratar essas pessoas no Amapá”, explicou o magistrado. “Às vezes o tratamento se interrompe com 60% de iniciado para fazer uma viagem, coloca a paciente em depressão por distanciar da família e dos filhos, em uma situação à qual não está acostumada, enfrentando um obstáculo a mais, como se não bastasse a doença”, lamenta o magistrado.

“O Judiciário faz isso por meio do NUPEMEC e CEJUSC atuam assim, estimulando esse diálogo e a criação de soluções locais para desjudicializar, pois as pessoas não fazem idéia de quantas ações chegam a nós pedindo Tratamento Fora do Domicílio (TFD), cirurgia, medicamentos, tanto que temos juízes específicos para tratar essas questões”, observou o juiz Marconi.

O Cejusc Norte fica no prédio da 10ª Zona Eleitoral do TRE-AP (Av. Maria Cavalcante de Azevedo Picanço, s/n, atrás da Justiça Federal, Bairro Infraero II – Macapá/AP), próximo à 5ª Vara do Juizado Especial da Zona Norte.

Texto: Ascom/ Tribunal de Justiça do Amapá