Jovens de Pedra Branca são treinados para empregabilidade e oportunidades de negócio

“Eu quero poder colocar o feijão e o arroz dentro da minha casa!” A frase é do jovem de Pedra Branca do Amapari Felipe Rodrigues Lima, que nesta segunda-feira (30/9), juntamente com outros 49 jovens, participou da culminância do programa Jovem Descolado.

A iniciativa do Sebrae, que capacita jovens para a empregabilidade e empreendedorismo, recebeu o incentivo financeiro do Governo do Estado e oportunizou, por meio de parceria com a Prefeitura Municipal, a abertura de duas turmas em Pedra Branca do Amapari.

A culminância do treinamento das duas turmas de 50 jovens, iniciado no dia 22 de julho, deu-se com a apresentação desses jovens a empresas do município na ação chamada de Balcão de Negócios.

“O programa foi feito para a inclusão produtiva do jovem, por meio do empreendedorismo ou do emprego formal. A gente tenta buscar empresas que tenham capacidade de absorção de mão de obra e fazemos a culminância com o encontro desses jovens com os empregadores.”, explica a gestora estadual do projeto, Thais Almeida.

De acordo com ela, as turmas de jovens receberam treinamento de 120 horas nos eixos de Desenvolvimento de Competências Empreededoras; Desenvolvimento de Competências Sócioemocionais; Identificação de novas oportunidades de negócios e Competências para o Mercadode Trabalho.

O programa nasceu no Amapá e está sendo realizado por meio de emenda do Governo do Estado por intermédio da Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv) e viabilização a partir de parceria com as prefeituras locais. Em Pedra Branca do Amapari, o programa contou com a intermediação da Secretaria Municipal da Juventude.

As despesas são custeadas por termo de fomento que pode ser celebrado com estados e municípios. O programa é nacional e atualmente faz parte de um estudo de cooperação técnica com um país da África Central para ser implementado em nível local. Participam dele jovens de 17 a 29 anos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio. Pararelo à oportunidade de empregos a iniciativa incentiva a abertura consciente de novos negócios, apresentando ideias de negócios de baixo investimento.

Além das aulas, o projeto teve etapas que incluíram atividade extra de campo com dinâmicas vivenciais de grupo em que foram criadas situações de liderança, comunicação, espírito de equipe e persuasão, seguido da formatura e culminando com a apresentação dos jovens para a sociedade. “A melhor avaliação que tem é a forma como eles se apresentam para as empresas, com mais segurança, olho no olho, que são técnicas positivas que ajudam a passar confiança”, pontuou Alberto Tavares, consultor de empresas.

“É a primeira vez que Pedra Branca do Amapari recebe o programa Jovens Descolados como parte do nosso compromisso de gestão com a formação e empregabilidade dos jovens do município.”, destacou a prefeita Beth Pelaes.

Por Ascom/Prefeitura de Pedra Branca do Amapari