Josenildo apresenta projeto de lei que obriga contratação de vigilância armada em escolas
Foi protocolado nesta segunda-feira, 17, na Câmara Federal, um projeto de lei de autoria do deputado Josenildo Abrantes (PDT-AP), que obriga contratação de vigilância armada, instalação de detectores de metais e programas de segurança eletrônica nas escolas públicas e privadas do Amapá.
Conforme o parlamentar, é necessário implementar medidas e criar estratégias conjuntas para garantir mais segurança ns instituições de ensino.
“Não podemos aceitar que atos de violência em escolas sejam normalizados, sejam eles, atentados e massacres ou atos de bullying, ou desrespeitos aos professores. Criar mecanismos que impeçam que esse mal se alastre é dever de toda a sociedade”, destacou.
Segundo a lei, a segurança armada deve ser realizada por vigilantes qualificados e treinados para garantir a vida e a integridade física de alunos, professores e funcionários.
“Temos consciência do alto custo do investimento na contratação de mecanismos modernos e seguros de vigilância eletrônica e armada. Sendo assim, nossa proposta é que para a execução das exigências desta Lei, parte das despesas das instituições de ensino da rede pública municipal, estadual e federal, sejam custeadas com recursos do Governo Federal, a serem definidos pelo Ministério da Educação”, defendeu o parlamentar.
Foto: Ascom/deputado federal Josenildo Abrantes