INSS descobre novo golpe em que falsários tentam extorquir beneficiários do BPC
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) descobre um novo golpe, e desta vez, aplicado contra pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A denúncia foi realizada por um servidor do Serviço Social no Estado do Rio de Janeiro.
O INSS destaca que o Benefício de Prestação Continuada é destinado a pessoas idosas com mais de 65 anos e pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que comprovem baixa renda. O valor do benefício corresponde a R$ 1.412.
Como funciona o golpe
Idosos recebem SMS ou mensagem de WhatsApp dizendo que já possuem direito a este benefício. No entanto, essas pessoas não deram entrada no pedido no INSS. Com dia, hora e local marcados por meio da mensagem o falsário apresenta um boleto de cobrança pelo “serviço” prestado.
Neste caso específico, o intermediário deu entrada no BPC do idoso e se cadastrou como seu procurador. Como esse tipo de benefício é concedido de forma administrativa, não há necessidade de perícia médica, basta que a pessoa esteja inscrita no cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, tenha 65 anos de idade e comprove baixa renda.
O caso somente foi descoberto porque um idoso compareceu ao serviço de “socialização de informações” do Serviço Social do INSS realizado em uma agência no Norte-Fluminense.
No atendimento, ele informou que havia recebido mensagens com informações referentes a liberação de seu pagamento junto ao órgão bancário de referência; tudo isso incluindo boleto com valor dos “serviços” a serem pagos ao dito intermediário.
“Pelo cadastro desse segurado no CNIS foi identificado o registro de um e-mail e um número de telefone que o próprio segurado não reconhecia”, disse o servidor, mantido sob anonimato. Na pesquisa, o servidor constatou que vários procuradores foram cadastrados nesta mesma solicitação de BPC.
Na mensagem enviada ao segurado, o intermediário marca dia, hora e local para o recebimento do benefício. Por questões de segurança e sigilo da investigação – já encaminhada à Polícia Federal – todos os nomes e endereços foram preservados.
Confira a mensagem
Prezado(a) FULANO DE TAL, tudo bem?
Sou sicrano representante do financeiro da NOME DA EMPRESA.
O seu benefício está liberado para recebimento no dia (02.07.2024 às 09:30).
Necessito que compareça ao banco na data e horário acima com os seguintes documentos:
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
– RG
– CPF
– Comprovante de residência
ENDEREÇO DO BANCO
Banco: ITAÚ
Endereço: XXXXXX, Nº X – Campos dos Goytacazes – RJ
DADOS FINANCEIROS
Valor liberado pelo INSS: R$ 895,00
Valor do escritório: R$ 423,60
BOLETO PARA PAGAMENTO DOS HONORÁRIOS DO ESCRITÓRIO
Será encaminhado um boleto após todas as confirmações.
PEÇO QUE LEIA TUDO COM ATENÇÃO E ME CONFIRME SE ESTÁ TUDO CERTO, PARA QUE EU POSSA GERAR O BOLETO. QUALQUER DÚVIDA ESTOU À DISPOSIÇÃO. RESPONDEREI DE VOLTA ASSIM QUE POSSÍVEL.
Outras tentativas de golpe
Outros golpes também foram identificados pelo INSS contra aposentados e pensionistas. Trata-se de engenharia social para conseguir ter acesso aos dados pessoais dos segurados usando como ‘isca’ a Prova de Vida, que está suspensa até o final deste ano.
As abordagens são realizadas por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular (WhatsApp ou SMS) e agora também presenciais. Falsários criaram um “uniforme” com a logomarca do INSS e estão abordando aposentados e pensionistas.
Alerta às dicas
- O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem.
- O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS (site gov.br/meuinss ou aplicativo para celular). O segurado jamais deve enviar documentos por e-mail.
- O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links. Apenas informa sobre o andamento dos processos no Meu INSS.
- A biometria facial é feita exclusivamente pelo aplicativo gov.br.
- Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e também pode ser verificada pelo telefone 135.
- A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, para entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou Agência da Previdência Social (com agendamento).
- Quando alguém liga para o telefone 135, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou.
- Mantenham seus dados de contato atualizados, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Foto:Ascom/INSS