INSS começa a conceder pensão por morte de forma automática; veja como funciona
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou a conceder pensão por morte de forma automática este mês. Com a inovação, o governo busca otimizar a análise do benefício e melhorar a vida do cidadão.
De acordo com o INSS, até o início da concessão automática, havia cerca de de 132.523 pedidos em todo país aguardando análise e o tempo médio de espera para receber a pensão era de 68 dias.
O primeiro pedido de pensão por morte de forma automática foi liberado no dia 16 de junho para um viúvo de 79 anos, morador de Solânea (PB). Ele deu entrada no requerimento pelo aplicativo Meu INSS. O benefício aguardava há 10 dias para ser analisado. O sistema retirou do estoque e fez a concessão.
Como funciona o reconhecimento automático?
A pensão por morte urbana é o benefício concedido para os dependentes do segurado da área urbana que falecer, aposentado ou não. Com a novidade, a análise torna-se otimizada e permite a decisão automática pelos sistemas do INSS.
Para o processo, a Previdência utiliza os dados que já estão em seus sistemas e pode checar as informações prestadas pelo cidadão na hora do pedido, inclusive na base de dados de outros órgãos. Dessa forma, o requerimento é concluído mais rapidamente.
Como pedir o benefício?
- Entre no Meu INSS
- Clique no botão “Novo Pedido”
- Digite o nome do serviço/benefício que você quer
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções
- Documentação em comum para todos os casos
Por Instituto Nacional do Seguro Social