INSS alerta sobre golpistas que estão se passando por servidores do Instituto para ‘prova de vida presencial’
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios pagos pela autarquia sobre um golpe em andamento. Pessoas com crachá falso estão se passando por servidores do Instituto para fazer “prova de vida presencial”, solicitam dados e foto dos beneficiários.
O INSS orienta que o segurado não forneça qualquer informação e ligue para a polícia. O órgão esclareceu que não está realizando pesquisa externa para prova de vida, e que se trata de golpe.
As imagens dos falsários chegaram ao instituto na quinta-feira e serão encaminhadas à Procuradoria Federal Especializada que envia à Polícia Federal para identificação dos criminosos e como eles tiveram acesso aos dados dos beneficiários.
“Nenhuma prática que vise prejudicar ou extorquir aposentados, pensionistas e segurados em geral passará impune. Todas as denúncias serão encaminhadas para apuração para que as medidas cabíveis sejam tomadas. Sejam elas quais forem”, adverte Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.
O Governo Federal lembra que em decorrência da publicação da Portaria MPS nº 723, de 8 de março de 2024, estão suspensos bloqueios de pagamento por falta de comprovação de vida até 31 de dezembro deste ano.
Prova de vida
É um procedimento anual para comprovar que a pessoa que recebe algum benefício de longa duração do INSS está viva, conforme o estabelecido na Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991.
Dados que o INSS usa para realizar a prova de vida
- Acesso ao aplicativo Meu INSS com o selo ouro;
- Instituições financeiras (banco) quando:
a) realização de empréstimo consignado, efetuado por reconhecimento biométrico;
b) no saque de benefícios quando realizado por identificação biométrica; - Atendimento:
a) voluntariamente quando o segurado comparecer nas Agências do INSS para realizar algum serviço de seu interesse.
b) de perícia médica por telemedicina ou presencial. - Atualizações no Cadastro Único (CadÚnico), somente quando for efetuada pelo responsável pelo grupo familiar;
- Recebimento do pagamento de benefício com reconhecimento biométrico.
O INSS lembra que não é necessário o comparecimento do beneficiário nas Agências da Previdência Social para realização da prova de vida.
Foto: INSS – montagem com crachás apresentados na ‘visita’ ao beneficiário e com a dupla que se fez passar por servidores do INSS