INSS alerta que é falsa a imagem de suposto comunicado da Justiça Eleitoral sobre prova de vida

Uma imagem que circula na internet, afirmando que “aposentados que forem às urnas: o voto servirá como prova de vida junto ao INSS, fato que a imprensa não está divulgando”, é uma fraude, alerta o governo.

A comunicação da Justiça Eleitoral é feita apenas pelos seus canais oficiais, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e os cartórios. Esses meios incluem sites, perfis verificados em redes sociais e plataformas de mensagens.

Quanto à prova de vida, em fevereiro de 2022, o INSS publicou a Portaria nº 1.408, que estabelece a possibilidade de o voto nas eleições ser utilizado como prova de vida. Entretanto, a imagem que circula não foi emitida pelo instituto. Além disso, a portaria de 2022 previa o cruzamento de dados entre o INSS e o TSE, mas a administração anterior não implementou a tecnologia necessária para essa integração.

Atualmente, o INSS está desenvolvendo essa ferramenta, que permitirá a troca de informações com o tribunal. Contudo, essa funcionalidade ainda não está ativa, e o voto não serve como prova de vida no momento. O INSS informará os segurados assim que houver novidades.

Vale lembrar que a suspensão de benefícios por falta de prova de vida está interrompida até 31 de dezembro de 2024, conforme a Portaria nº 723, do Ministério da Previdência Social, publicada em março.

Foto: justicaeleitoral.jus.br/fato-ou-boato