INSS alerta para prazo de saque de benefícios e orienta segurados
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta os segurados sobre o prazo para saque dos benefícios na rede bancária. Caso o pagamento não seja retirado em até 60 dias após a data prevista, o valor é devolvido pelo banco ao INSS.
A medida tem o objetivo de evitar pagamentos indevidos e fraudes, como saques irregulares de segurados falecidos. Após a devolução, o benefício fica suspenso até que o titular regularize a situação.
Como regularizar?
Quem perder o prazo pode solicitar a liberação do pagamento pelo portal Meu INSS (gov.br/meuinss) ou pelo telefone 135. No site ou aplicativo, basta fazer login com CPF e senha e acessar a opção “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”. Já a Central 135 atende de segunda a sábado, das 7h às 22h, com ligação gratuita para telefones fixos e celulares.
Prova de vida
Recentemente, um renomado artista brasileiro enfrentou dificuldades para receber seu benefício por não ter feito o saque dentro do prazo. O pagamento foi restabelecido após regularização. Inicialmente, foi informado que o bloqueio ocorreu por falta de prova de vida. No entanto, desde 2023, esse procedimento é feito automaticamente por cruzamento de dados. Mesmo assim, os segurados que desejarem podem realizá-lo pelo Meu INSS, pela Central 135 ou diretamente no banco onde recebem o benefício.
Foto: INSS/Divulgação