‘Infectus’: operação da PC e Gaeco cumpre mandados de busca e apreensão no AP e PA
A Polícia Civil paraense e o Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Amapá e Pará deflagraram nesta quarta-feira, 27, a operação “Infectus” para dar cumprimento a 19 mandados de busca e apreensão nas cidades de Macapá (AP), Chaves e Afuá (PA).
Nos três municípios, foram apreendidos cerca de 160 mil reais em espécie, documentos e dispositivos eletrônicos, que serão analisadas pela Polícia Civil de Belém. O material vai se juntar às demais provas das investigações.
De acordo com o Gaeco, a investigação apura os crimes de sonegação fiscal, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e associação criminosa envolvendo agentes públicos. O esquema movimentou de R$ 45.000.000,00 (quarenta e cinco milhões de reais) em empresas de “fachada” localizadas nas cidades.
Em Macapá, foram cumpridos quatro mandados contra pessoas físicas e um contra pessoa jurídica. Também foram apreendidas na capital amapaense, duas armas de fogo sem o devido registro, cujos proprietários, que eram investigados, foram presos em flagrante e apresentados no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) do bairro Pacoval.
“Infectus”, nome dado à operação, tem origem no latim e significa tingir, manchar, impregnar, estragar, infectar.
Foto: MP-AP/Divulgação