Indígenas Waiãpi recebem atendimentos gratuitos da ONG Doutores da Amazônia em ação lançada pelo governo

Uma equipe de 40 voluntários, entre médicos e dentistas, da ONG Doutores da Amazônia chegou no domingo, 18, ao Amapá, e foi recebida pelo governador Clécio Luís. Os profissionais vão atuar na ação de saúde “Mais Sorrisos”, lançada pelo governo para levar, de forma gratuita, serviços de saúde especializados às aldeias indígenas.

A aldeia Aramirã, no município de Pedra Branca do Amapari, região Oeste do estado, será a primeira a receber o projeto que inclui atendimentos médicos, odontológicos, ginecológicos, pediátricos, assistência farmacêutica, exames laboratoriais, fisioterapia, psicologia, enfermagem, além de entrega de óculos de grau.

A ação de saúde inicia nesta terça-feira, 20, e segue até 28 de junho, e vai atender cerca de 1,8 mil indígenas, com uso da tecnologia de alto nivel.

“O Brasil possui tecnologia de alto nível, mas que ainda não é acessível a toda a população, assim surgiu essa ideia do programa Mais Sorrisos. Temos um equipamento que já escaneia a arcada dentária e manda para o equipamento que esculpe o dente na mesma hora”, enfatizou Priscilla Flores, coordenadora do projeto.

A missão tem apoio do Exército Brasileiro, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) do Amapá e Norte do Pará, Secretaria de Saúde de Pedra Branca do Amapari e dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

Fotos: Netto Lacerda/GEA