Imagens de São Tiago e São Jorge fazem peregrinação em Macapá para anunciar festa em Mazagão Velho

A peregrinação da Festa de São Tiago iniciou nesta quinta-feira, 13, no Palácio do Setentrião, sede do governo do Amapá. A visita da comitiva da festividade foi marcada por um rito religioso com a benção aos fiéis e a dança do “voiminê”.

O objetivo é convocar os devotos para a festividade, que acontece na Vila de Mazagão Velho, e que este ano completa 246 anos de realização. Os festejos serão realizados entre os dias 16 e 28 de julho. O ponto alto da festa será nos dias 24 e 25.

A peregrinação das imagens de São Tiago e São Jorge, o santo guerreiro, segue até sábado, 15, em Macapá. O percurso também passará pelo Tribunal de Contas (TCE), Ministério Público (MPE), Secretaria de Estado da Educação (Seed), Fundação Marabaixo, quartel do Comando-geral da Polícia Militar (PM-AP), além de residências de mazaganenses radicados na capital. No dia 15, as imagens dos santos retornam à Mazagão para abertura das festividades.

O governo informou que vai reforçar a segurança e garantir a estrutura de palco, cercas de contenção, sonorização, aluguel de cavalos para as encenações, aquisição de material e confecção das indumentárias.

“Esse momento destaca a importância de uma tradição de 246 anos do povo do Amapá. O Governo do Estado investiu no fomento às instituições que promovem a festa no município. Além disso, está fazendo a manutenção da rodovia, sistema de abastecimento de água e de energia elétrica. Tudo isso movimenta a economia, através das cadeias produtivas do artesanato, movimentos culturais, costureiras, alimentação”, disse o governador em exercício, Teles Júnior.

Fotos: Netto Lacerda/GEA