Imagem atribuida à Justiça Eleitoral sobre votação valer como prova de vida é fake; mas portaria é verdadeira
É falsa a imagem que circula nas redes sociais com a identidade visual da Justiça Eleitoral, que diz sobre a votação nestas eleições 2022, valer como prova de vida junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
A imagem afirma que “aposentados que forem às urnas: o voto servirá de prova de vida junto ao INSS, fato que infelizmente não está sendo divulgado pela imprensa”. Esta não é uma divulgação da Justiça Eleitoral.
Porém, a portaria número 1.408 de fevereiro de 2022 é verdadeira: é verdade que a votação vale como prova de vida.
O conteúdo somente foi considerado fake news por se apropriar do emblema e do nome da Justiça Eleitoral para fazer o comunicado de forma inapropriada, sem a chancela da instituição.
A comunicação da Justiça Eleitoral é feita apenas pelos canais oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e cartórios eleitorais.
A repercussão causou confusão entre o público aposentado. A Justiça Eleitoral declarou de forma oficial, na terça-feira (18), que a publicação era uma notícia falsa, não pela mensagem, mas pelo uso indevido da imagem.
Fato ou Boato?
Justiça Eleitoral também alerta que é mentira a mensagem que circula na internet informando que o eleitor deve votar em determinado candidato à Presidência para validar prova de vida junto ao INSS.
De acordo com o texto, compartilhado pelo aplicativo WhatsApp, a verificação ocorreria por meio de uma conexão entre os sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e da autarquia. A afirmação é mentirosa.