Igreja de São José passa a ser denominada Catedral Histórica de São José

A partir de agora, a Igreja de São José, um dos mais importantes monumentos históricos do Amapá, passa a ser chamada Catedral Histórica de Macapá. A santa missa de renomeação do monumento foi realizada no último dia 5 de março, como parte das comemorações aos 261 anos da Igreja de São José, que abriga os fiéis, de segunda a sexta, e está sempre aberta para receber os turistas e todo povo Cristão, que encontram nessa Igreja, uma ligação com a história de suas vidas e de fé.  E é por conta de toda essa trajetória, que o Bispo Diocesano Dom Pedro José Conti,  juntamente com o Pároco Pe. Rafael Donneschi, a renomearam com o título de Catedral Histórica de São José.

História da Igreja de São José

A Igreja de São José de Macapá é o principal ícone da religiosidade do povo amapaense, e sua construção se mistura com os movimentos que deram origem à formação da Vila de São José de Macapá, nos idos de 1758. Preocupado com o crescimento de população local, o então governador Mendonça Furtado, a 12/02/1754, solicita ao rei de Portugal que tome providências no sentido de construir uma igreja.

No dia 4/02/ 1758, Dom Frei Miguel de Bulhões e Souza cria a Paróquia de São José de Macapá, lançada também, nesta oportunidade, a pedra fundamental de Igreja. No dia 6 de março de 1761, ocorreu a bênção e inauguração da nova Igreja Matriz de São José de Macapá. A Matriz de São José de Macapá é elevada então a Catedral e São José declarado o Padroeiro da Nova Circunscrição, instalada a 30/03/1950, pelo Arcebispo de Belém, Dom Mário de Miranda Vilas-Bôas.

Em 1948, com a vinda dos padres do Pontifício Instituto das Missões Estrangeiras, foram feitas algumas modificações em sua estrutura arquitetônica; a fachada principal, além de uma porta já existente passou a ter mais duas e as fachadas direita e esquerda também passaram a ter três portas.

Com a dedicação da Nova Catedral de São José, por D. Pedro José Conti, em 19 de março de 2006, a construção deixou a condição de sede do bispado passando a ser chamada de Igreja São José e em 17/03/2015, a Igreja foi tombada e tornou-se patrimônio histórico e cultural do Amapá.

Situada na área mais urbanizada de Macapá, com suas grossas paredes de taipa, suas amplas dimensões e gravações recordando mausoléus de antepassados, a Igreja de São José de Macapá, monumento mais antigo da cidade, nos transporta à história e à fé dos homens do século XVIII.

Informações: Ascom/Diocese de Macapá