ICMBio alerta para restrição da pesca em Unidades de Conservação no AP
Chega ao fim o defeso da Piracema que garante a proteção dos peixes em período de reprodução das Bacias Hidrográficas do Amapá.
No entanto, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio do Núcleo de Gestão Integrada do Amapá (NGI), vem alertando para as restrições da pesca nas áreas de proteção do Estado, principalmente com a proximidade da Semana Santa.
Portanto, quem ira pescar após o período de defeso deve ficar atento aos trechos dos rios que cortam as Unidades de Conservação. No caso do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, a pesca está proibida em todo o território.
Na Floresta Nacional do Amapá, só é permitida a pesca no Rio Araguari. Porém, é autorizada a prática da pesca de subsistência, o qual o pescado é utilizado para consumo pessoal ou familiar, ou a pesca artesanal, nesse caso o pescador deve fazer parte da Colônia de Pescadores Z16.
O Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque é uma Unidade de Conservação da categoria Proteção Integral que visa a proteção da natureza e por isso as regras são mais restritivas.
A Floresta do Amapá é uma UC de uso sustentável com cobertura florestal de espécies predominantemente nativas e tem como objetivo básico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais.
De acordo com a Lei, causar danos às Unidades de Conservação configura crime ambiental.
Por Consultora de Comunicação do NGI/Amapá