Hospital da Mulher passa a ofertar teste do coraçãozinho para diagnóstico precoce de cardiopatias em recém-nascidos; ‘primeira vez que o Estado oferece o exame’

O Governo do Amapá passou a oferecer o teste do coraçãozinho como parte da triagem neonatal no Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), ampliando os cuidados com recém-nascidos. O exame detecta cardiopatias graves que podem ser fatais ainda no primeiro mês de vida, sendo realizado pela primeira vez no estado.

Segundo o Ministério da Saúde, problemas cardíacos são a terceira principal causa de mortalidade neonatal. O exame é indicado para bebês com mais de 34 semanas de gestação e deve ser feito entre 24 e 48 horas após o nascimento.

O teste do coraçãozinho integra o conjunto de triagens neonatais do HMML, que já realiza os testes do pezinho, olhinho e orelhinha.

“Esse é mais um marco na história da triagem neonatal do Estado, porque estamos implantando o teste do coraçãozinho que faz parte desse processo que ocorre nas primeiras horas de vida da criança. Nunca tínhamos ofertado esse procedimento, e a partir de agora, passamos a realizá-lo de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde”, explicou Michele Muniz, enfermeira responsável pelo serviço.

O exame utiliza um oxímetro de pulso, sendo rápido, indolor e sem causar desconforto ao recém-nascido. “Os sensores são colocados na mão direita e em um dos pés do bebê, medindo a concentração de oxigênio no sangue arterial. Crianças com alterações são encaminhadas para exames mais específicos e tratamento”, concluiu.

Fotos: Gabriel Maciel/Sesa