Homem com extensa ficha criminal morre após trocar tiros com o GTA em Macapá

Um homem identificado como Jayneson Cristian Leal Pinto, de 23 anos, morreu após trocar tiros com equipe do Grupo Tático Aéreo (GTA) na Zona Central de Macapá. A intervenção policial aconteceu no início da tarde desta quinta-feira, 30, na Rua Acésio Guedes, no bairro do Perpétuo Socorro, e contou com apoio do 2º Batalhão da Polícia Militar (PM)

O homem tinha extensa ficha criminal incluindo latrocínio e o roubo de uma arma de um policial militar, segundo o relatório do Centro Integrado de Operações em Defesa Social (Ciodes).

Segundo a polícia, Jayneson estava envolvido no latrocínio de um idoso pai de uma PM em 2021. Ele também teria participado de um latrocínio numa parada de ônibus, onde foram feitas 5 vítimas e uma delas foi baleada e morreu.

Segundo o Ciodes, a equipe estava em patrulhamento pelo bairro quando recebeu a denúncia que um homem foragido estava vendendo drogas na região e em posse de uma arma de fogo.

A polícia foi até o local e encontrou o homem armado, que ao ver os policiais, tentou fugir e entrou em uma casa. Os policiais cercaram a residência de altos onde o homem estava e, neste momento, ele atirou contra a equipe.

Os policiais conseguiram entrar na casa e mais uma vez foram alvos de disparos, momento em que a equipe revidou e o homem foi baleado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o chegar no local, confirmou a morte de Jayneson. A Polícia Civil e a Polícia Científica foram acionadas e foi feita a remoção do corpo.

Com o homem foram encontradas porções de droga e uma arma de fogo.

Após buscas na residência foram encontrados munições, porções de droga e outros materiais utilizados para o tráfico. Todo material foi apresentado à Polícia Civil.

Foto: Polícia Militar/Divulgação