‘Guardiões do Bioma’: Polícia Civil desmonta dois garimpos ilegais durante operação em Calçoene

A Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA) desmontou dois garimpos ilegais, no município de Calçoene, nesta segunda-feira, 23, durante a operação “Guardiões do Bioma”.

De acordo com o delegado Wellington Ferraz, titular da DEMA e coordenador da ação, as diligências iniciaram após a equipe receber alertas de desmatamento e extração mineral numa área georreferenciada e monitorada por imagens de satélites.

A DEMA utilizou a plataforma “Brasil Mais” do Ministério da Justiça e Segurança Pública para realizar esse trabalho, com o auxílio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM), que funciona em Brasília e compartilha informações com a Polícia Civil do Amapá.

“Nos deslocamos até a área georreferenciada e flagramos a área desmatada e com a ocorrência de extração de ouro, com diversos equipamentos em funcionamento em área sem licença emitida pelo órgão ambiental competente. Foi realizada a destruição de equipamentos utilizados no garimpo, assim como foi investigado quem seriam os indivíduos que exploravam e desmatavam naquela localidade. Será instaurado inquérito policial para fins de responsabilização criminal dos infratores”, disse o delegado.

A Polícia Civil segue com a operação e pede que a população ajude denunciando crimes contra o meio ambiente por meio do número (96) 98148 7378.

Veja abaixo a entrevista com o delegado Wellington Ferraz:

Fotos e vídeo: Polícia Civil/Divulgação