GTA divulga primeiras imagens do sobrevoo no Rio Cupixi que mostram poluição e indícios de garimpo

Nesta quarta-feira, 12, o Grupo Tático Aéreo (GTA), junto a técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Polícia Civil e Defesa Civil, realizou um sobrevoo na região do Rio Cupixi, no município de Porto Grande. A área foi afetada por um grande volume de água barrenta, causado pelo rompimento de um barranco. Segundo a Polícia Civil, ainda não há confirmação se o desabamento foi consequência das fortes chuvas recentes ou se tem relação com atividade garimpeira.

As primeiras imagens do sobrevoo, divulgadas pelo GTA, mostram o início da poluição do rio e uma área de garimpo com sinais de explosão. Caso seja confirmado que o desabamento ocorreu em região de exploração mineral, equipes policiais serão acionadas para a devida investigação.

Até o momento, não há registro de famílias afetadas. No entanto, o incidente já impacta a pesca e o abastecimento de água potável das comunidades próximas. O Governo do Estado monitora a necessidade de envio de água mineral, kits de alimentos e combustível para a região.

A força-tarefa do Governo do Amapá, composta por órgãos ambientais, de segurança e assistência social, atua na investigação do caso, na contenção dos danos e no suporte às comunidades. A Prefeitura de Porto Grande decretou estado de calamidade devido à gravidade da situação.

Nas imagens divulgadas, O GTA mostra o início da poluição do rio e, à esquerda, uma área de exploração garimpeira com grande barranco que apresenta indícios de explosão.

Foto e vídeos: GTA/Divulgação