Greve dos servidores do INSS afeta agências de Macapá e Oiapoque; veja situação das unidades no AP

Servidores das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Macapá e Oiapoque aderiram à greve nacional da categoria por tempo indeterminado.

Na capital, a unidade realiza paralisação parcial, atendendo apenas serviços de Avaliação Social e Perícia Médica com agendamento. Em Oiapoque, no norte do Amapá, os servidores decidiram paralisar.

O INSS informou que o movimento grevista não impactou significativamente os serviços prestados à população no Amapá, que as demais unidades em Santana, Porto Grande, Amapá e Laranjal do Jari seguem funcionando normalmente.

O órgão orienta os segurados que mais de 100 serviços da Previdência podem ser realizados pela plataforma Meu INSS, que tem versão para celular (app) ou site gov.br/meuinss, ou pela Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Podem utilizar esses meios os cidadãos que precisam de serviços como requerimento, cumprir exigência, solicitar auxílio por incapacidade temporária, entre outros. Nos casos de atendimento pericial visando auxílio-doença com afastamento de até 180 dias, a orientação é usar o Atesmed. Nos casos de perícia médica já marcada para benefício por incapacidade temporária, o segurado pode pedir conversão de agendamento de perícia para Atestmed.

Para as demais situações, a orientação é reagendar o atendimento pelo 135 ou Meu INSS.

Sobre a greve

De acordo com a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS) e sindicatos filiados, a categoria reivindica reposição salarial, reestruturação na carreira, melhores condições de trabalho, incorporação das gratificações, entre outras propostas.

O início da greve nacional por tempo indeterminado foi aprovada na terça-feira, 16 de julho.

Situação das agências no Amapá

Agência Macapá: greve parcial, atendendo apenas Avaliação Social e Perícia Médica com agendamento

Santana: atendimento normal

Porto Grande: atendimento normal

Amapá: atendimento normal

Laranjal do Jari: atendimento normal

Oiapoque: greve

Foto: Ascom/INSS