Gravidez na adolescência: médicos debatem o tema em live e programa de rádio
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), considera-se adolescente, a pessoa entre 12 e 18 anos de idade. Essa fase constitui um período de transição da infância e a vida adulta, e dentre os problemas de saúde nessa faixa etária, a gravidez tem sido um grande desafio. Os dados apontam que no Brasil, são registrados 19 mil nascimentos, ao ano, de mães entre 10 e 14 anos de idade.
Preocupado com os números e com o objetivo de conscientizar o adolescente com relação à gravidez precoce, o programa de rádio “Bem Viver”, comandado pelo médico Dr. Mauro Secco, debateu o tema em mais uma das suas edições. A convidada foi a ginecologista e obstetra Dra. Christiane Gonçalves, que durante o bate papo, falou sobre os riscos de uma gestação sendo a mãe tão jovem, deu orientações de como evitar a gravidez, destacou a importância de se discutir a sexualidade e facilitar o acesso das meninas a anticoncepcionais, principalmente aquelas mais pobres.
Dr. Mauro Secco defendeu o fortalecimento de políticas públicas, de programas de saúde voltados para os adolescentes, além de, também, trabalhar a cultura que banaliza a violência contra a mulher. “Os pais, a escola e a comunidade precisam conversar mais com os meninos e meninas sobre sexualidade. É de fundamental importância o envolvimento de todos nós nessa discussão”, destacou.
Ainda como parte dos debates sobre o tema, foi realizada na quinta-feira (5), uma live sobre gravidez na adolescência, com a participação dos médicos Dr. Mauro Secco, Dra. Christiane Gonçalves e Dra. Talyta Pontes.
Dez pontos fundamentais foram apontados para reduzir as taxas de gravidez na adolescência. Entre eles, garantir fornecimento de métodos contraceptivos gratuitos nas unidades básicas de saúde, promover rodas de conversa com grupos de adolescentes e formar agentes multiplicadores e incentivar pesquisas com financiamento e premiações.
O programa de rádio “Bem Viver” também debateu outros temas como zoonose. Dr. Mauro Secco lembra que o programa vai ao ar todo sábado das 8h às 9h, na 102 FM, sempre debatendo um tema importante para a população.
Na foto: Dra Christiane Gonçalves, Dr. Mauro Secco e o veterinário Dennis Magalhães, outro convidado que também esteve presente no programa debatendo sobre zoonose.