Governos do Amapá e Guiana Francesa formalizam parceria para a COP30
A cooperação entre o Amapá e a Guiana Francesa será apresentada na Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em novembro, em Belém (PA). O compromisso foi oficializado na sexta-feira, 10, em Caiena, durante a assinatura de uma declaração de intenção entre o governador do Amapá, Clécio Luís, e o presidente da Coletividade Territorial da Guiana (CTG), Gabriel Serville, representado pelo 1º vice-presidente, Jean-Paul Fereira.
“A Guiana Francesa e o Amapá podem, juntos, potencializar a defesa do meio ambiente, o enfrentamento às mudanças climáticas e as relações comerciais e culturais que nos conectam. Essa união fortalece nossa participação na COP, destacando um modelo que respeita a Amazônia quilombola, indígena e ribeirinha”, afirmou o governador Clécio Luís.
Jean-Paul Fereira ressaltou a necessidade de agir contra os impactos das mudanças climáticas: “Embora tenhamos a exuberante floresta equatorial, somos diretamente impactados, como vimos nos períodos de seca. A convenção é um passo crucial para enfrentarmos esses desafios juntos.”
A parceria visa promover soluções sustentáveis, destacando uma das regiões mais preservadas da Amazônia. Um comitê será criado para coordenar as discussões preparatórias e alinhar o discurso conjunto na COP30, reforçando o desenvolvimento econômico alinhado à conservação ambiental e ao respeito às comunidades tradicionais.
Foto: CTG/Divulgação