Governo oferece 160 vagas para curso de licenciatura em educação quilombola; veja como se inscrever

O Governo do Amapá abriu inscrições para 160 vagas do curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola, parte do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (Parfor Equidade). O objetivo é capacitar professores para atuar nas comunidades tradicionais do estado.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 6 de janeiro de 2025, por formulário on-line. O curso é direcionado a professores autodeclarados quilombolas que trabalham na rede pública municipal ou estadual sem formação de nível superior na área, além de contemplar cotas para quilombolas da demanda social.

Inscrições aqui

Os candidatos devem possuir certificado de conclusão do ensino médio, currículo cadastrado na Plataforma Freire e comprovação de pertencimento étnico quilombola. Os participantes receberão uma bolsa de R$ 700, paga pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As aulas, ministradas em módulos presenciais durante as férias escolares (janeiro e julho), começarão em 20 de janeiro de 2025. Os polos de ensino serão a Escola Quilombola Estadual José Bonifácio, no Quilombo do Curiaú; a Escola Quilombola Estadual David Miranda dos Santos, em São José do Matapi; e o campus I da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), no Centro de Macapá.

Foto: Evandro Vilhena/Seed